Os termogênicos naturais são alimentos capazes de acelerar o metabolismo, aumentando assim o gasto calórico e auxiliando na perda de peso. Isso ocorre porque os termogênicos “produzem calor”, afinal, são alimentos que apresentam maior dificuldade de digestão para o organismo que, para isso, consome mais energia e calorias.
Sendo assim, os termogênicos naturais são energéticos e auxiliam a queima de calorias, potencializando os resultados de quem busca emagrecer. No entanto, o consumo de alimentos termogênicos precisa ser feito com moderação, pois em excesso pode provocar reações adversas e, de preferência, com o acompanhamento de um médico nutricionista para elaborar uma dieta balanceada.
Os termogênicos naturais são os alimentos que se destacam ao acelerar o metabolismo e aumentar o gasto calórico durante a digestão, são eles:
Café
Chás verde, branco, matte e de cavalinha
Canela
Gengibre
Hortelã
Temperos como cardamomo, mostarda, cominho, cravo, alho, cebola e pimenta vermelha
As bebidas, como os chás e o café, podem ser incluídos na alimentação durante o café da manhã ou lanche da tarde. Já os temperos, dão mais sabor e tornam a alimentação mais nutritiva. O gengibre, a canela e a hortelã podem ser utilizados de diversas formas, desde em bebidas, como sucos e vitaminas, ou acompanhando frutas.
Além dos benefícios mencionados anteriormente, esses alimentos podem ter ação anti-inflamatória e antioxidante, diminuir a retenção de líquidos e ajudar a prevenir o envelhecimento precoce.
Os termogênicos naturais também ajudam a melhorar a disposição física e mental, a concentração e, assim, a produtividade no trabalho, nos estudos e, principalmente, no desempenho durante a prática de atividades físicas.
Para quem tem como objetivo emagrecer, o uso de termogênicos é recomendado aliado à uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos, para potencializar o resultado esperado.
Os termogênicos naturais, apesar de proporcionar inúmeros benefícios para a saúde, o consumo exagerado pode causar reações adversas, como dores de cabeça, problemas gastrointestinais e insônia.
Pessoas com problemas de tireoide, cardíacos, hipertensos e gestantes devem evitar consumir esses alimentos termogênicos. Além disso, ainda não existem estudos que comprovem, mas o gengibre e a canela quando consumidos em forma de chá podem desregular o ciclo menstrual da mulher.
Quer saber mais como você pode melhorar a sua alimentação e ainda potencializar a queima de calorias? Agende uma consulta com um de nossos nutricionistas.
Conteúdo revisado pelos médicos nutricionistas: Rafaela Wardoski, Jasmin Falletti e Fábio Rieger.
R. Carlos Benack, 486 - Saguaçu
89221-195 - Joinville - SC
47.3028.0982
47.99150.0982