Perder peso pode ser algo necessário por questões de saúde ou, até mesmo, estéticas. Independente de qual seja a necessidade, já existem formas comprovadas pela ciência para emagrecer de forma mais rápida e saudável. No entanto, é primordial fazer um acompanhamento médico e evitar dietas mirabolantes encontradas na internet. Confira as dicas.
Evitar comer carboidratos refinados (arroz branco, farinha branca, pão e macarrão) e açúcares, substituindo-os por alimentos integrais ajudam a aumentar a saciedade e diminuir os níveis de fome. Cortar completamente os carboidratos da alimentação pode representar mais riscos à saúde do que benefícios, além de aumentar as chances de fugir da dieta e causar o efeito sanfona (perder peso durante a dieta e ganhar peso novamente após a restrição alimentar), fazendo com que, manter o peso seja uma tarefa ainda mais difícil.
Pesquisas apontam que incluir alimentos ricos em proteínas auxiliam o processo de emagrecimento, preservando a sua saúde e dos seus músculos. Mas, para isso, é importante consumir a quantidade indicada para o seu peso que, segundo a RDA (Recommended Dietary Allowance), equivale a 0,8g por quilo. Ou seja, se uma pessoa precisa de 2000kcal por dia, deve ser consumido de 60 a 75g de proteína. Além disso, a proteína ajuda a melhorar o apetite e reduzir os triglicerídeos (reservas de gordura), a pressão arterial e as medidas da cintura.
As proteínas podem ser encontradas em alimentos como carnes (de frango, porco e bovina), peixes e frutos do mar, ovos e grãos (feijão). Também é possível obter proteínas em legumes e vegetais, porém em menores quantidades, mas esses alimentos são ricos em nutrientes e devem ser incluídos no cardápio. Além disso, suplementos alimentares, como Whey Protein, podem ser somados à alimentação, auxiliando no consumo de proteínas.
Para saber como reduzir o consumo de carboidratos, pelo quê substituí-los e o que incluir na alimentação, é importante fazer uma avaliação nutricional. Por meio de exames clínicos e avaliação de bioimpedância, o profissional pode fazer uma análise mais completa sobre o seu estado de saúde, elaborando uma alimentação balanceada e de acordo com os seus objetivos.
Aliar a prática de exercícios físicos a uma alimentação balanceada, auxilia a perda de peso de forma mais saudável e rápida. Comece com exercícios aeróbicos, como caminhar e andar de bicicleta, de 2 a 4 vezes por semana.
Fazer academia também é uma opção, mas, consulte seu médico antes, e mantenha a constância de 3 a 4 vezes por semana. Mas lembre-se, você pode perder medidas e ainda sim manter ou, até mesmo, ganhar peso fazendo musculação. Pois, há a perda de gordura, mas o ganho de massa magra.
A prática de exercícios, além de ajudar a emagrecer, pode melhorar a qualidade do seu sono, aliviar o estresse (que, geralmente, incita a compulsão por comida) e libera endorfina (hormônio do bem-estar).
Como mencionamos anteriormente, o auxílio de profissionais capacitados, nas áreas de nutrição e educação física, são primordiais para alcançar seus objetivos de forma saudável, garantindo o seu bem-estar.
Aqui na Clínica Motivation, trabalhamos de forma multidisciplinar, aliando o plano alimentar com o treino personalizado para cada paciente. Uma forma de adaptar e tornar o processo de emagrecimento mais efetivo e de acordo com as suas necessidades. Entre em contato conosco e agende uma consulta.
R. Carlos Benack, 486 - Saguaçu
89221-195 - Joinville - SC
47.3028.0982
47.99150.0982